sexta-feira, 24 de junho de 2016

Filosofando com os terceiros anos sobre Sartre e Beauvoir.


Olá.
Analise o vídeo e a frase abaixo, discuta com os colegas e disserte sobre a ideia de "liberdade" na visão de Sartre, utilizando-se também dos materiais trabalhados nas aulas de Filosofia.


“Queremos a liberdade pela liberdade através de cada circunstância em particular. E, ao querermos a liberdade, descobrimos que ela depende inteiramente da liberdade dos outros e que a liberdade dos outros depende da nossa(...)”

5 comentários:

  1. Como um dos entrevistados citou, para Sartre o homem é responsável pelo seu passado, presente e futuro. Portanto a liberdade do homem se cunha a sua própria vontade, diferente do determinismo, não há alguém superior para julga-lo, sendo assim as escolhas que forem feitas serão sempre as certas no próprio ponto de vista. Ao compararmos isso ao trecho: "Queremos a liberdade pela liberdade através de cada circunstância em particular", podemos então dizer que a liberdade se dá quando o pensamento do homem for reciproco ao outro homem.

    William - 300

    ResponderExcluir
  2. O existencialismo de Sartre marcou-se com o seu pensamento de que para a humanidade o homem deve existir antes de ter sua essência, desde a hora em que tomamos consciência dos nossos atos somos livres, mas a liberdade de cada indivíduo em particular depende da liberdade de outro indivíduo em particular. Em tese dependemos constantemente dos outro pra sermos livres, porem para Sartre não existe escolha errada, fizemos uma escolha por achar ela certa, mas cada escolha pode ser olhada de pontos diferentes, assim determinando que não existam escolhas erradas.
    O pensamento sartresiano é o mais realista possível não fazendo afirmações mirabolantes, seu pensamento era independente tornando assim cada indivíduo responsável por todas as suas ações.
    Gabriel Nunes Turma:300

    ResponderExcluir
  3. Segundo a filosofia Sartre, a essência humana é construída durante sua vivência, a partir de suas escolhas, uma vez que possui liberdade incondicional. Em outras palavras, a corrente existencialista prega que o homem é um ser que possui toda a responsabilidade por meio de suas ações e assim, granjeia durante sua vida um significado para sua existência.
    Para os existencialistas, a existência humana é baseada nas angústias e no desespero, visto que a partir da autonomia moral e existencial, fazemos escolhas na vida, traçamos caminhos e planos, de forma que toda escolha implicará numa perda ou em várias, dentre muitas possibilidades que nos são postas. Assim, para os existencialistas, a liberdade de escolha é o elemento gerador, no qual ninguém e nem nada pode ser responsável pelo seu fracasso, a não ser, você mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir