quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Projeto: “Reflexão e ação” na construção ideológica e cultural - Positivismo de Comte




Turmas: 116/117 - Curso Normal - 2014

Professores: Ana Flávia Amaral, Camila Silva, Carmem Lopes, Diana de Castro, Eliane Altnetter, Eutília Greco Xavier, Lilian Braun, Lisete Tofell Lussane, Dânia Mras e Neiva Uritz.
Disciplinas envolvidas no projeto: Inglês, História, Língua Portuguesa, Filosofia, Literatura, Artes, Física, Química e Seminário Integrado.

Objetivo geral: Refletir e analisar, na visão Positivista de Comte, os monumentos históricos encontrados nas principais praças do centro de Porto Alegre, e descrever, factualmente, os objetos que fazem parte do acervo do Museu Júlio de Castilhos, objetivando a ampliação da cultura individual dos alunos do Curso Normal.
Objetivos específicos:
Ø  Conhecer e analisar os principais monumentos históricos e arquitetônicos do centro de Porto Alegre, utilizando-se da teoria Positivista de Auguste Comte.
Ø  Refletir e descrever factualmente os objetos em exposição no Museu Júlio de Castilhos, identificando-os como bens culturais importantes para a formação social.
Ø  Fotografar todos os caminhos percorridos, destacando os monumentos históricos das praças e os prédios com características positivistas, utilizando-os como materiais para a produção dissertativa.
Ø  Elaborar e organizar blogs, objetivando a ampla exposição das atividades realizadas no decorrer do projeto.
Desenvolvimento:

1ª etapa: Elaboração individual dos blogs pelos alunos. (agosto)

2ª etapa: Visitação guiada no Museu Júlio de Castilhos, paralelo a visualização dos monumentos históricos e arquitetônicos, com acompanhamento das explicações de um folder organizado pelos professores. (setembro)
·         Turma 116, visitação no Museu marcado para o dia 10/09 às 15h30min.
·         Turma 117, visitação no Museu marcado para o dia 11/09 às 15h30min.

3ª etapa: analisar e descrever sobre os objetos encontrados no Museu, destacando sua história (alguns objetos serão trabalhados na aula de Física), e sobre os monumentos históricos e arquitetônicos fotografados pelos alunos, utilizando a teoria positivista de Comte (setembro/outubro).

Avaliação: Serão realizadas análises, por escrito, das imagens fotográficas feitas pelos alunos. Na área das linguagens (Artes, Língua Portuguesa, Literatura e Inglês) será avaliado a correção dos textos escritos, a qualidade das fotografias e o uso da conotação dos textos com caráter literário.
             Na área das Humanas (História e Filosofia) serão analisadas as mesmas imagens desenvolvendo textos comparativos com as ideologias estudadas nos textos de Auguste Comte (Positivismo), e os fatos históricos relatados nos objetos encontrados em exposição no Museu Julio de Castilhos.
             Na área das Ciências da Natureza ( Química e Física) serão analisados o efeito do tempo e da ação da chuva nos monumentos expostos nas praças de Porto Alegre; e também avaliados os efeitos dos produtos químicos nas pichações, na Química. Na Física será avaliado os objetos  em exposição do Museu, na intensidade da força exercida para a realização das tarefas as quais se destinavam.
             No Seminário Integrado serão elaborados blogs sobre os assuntos trabalhados neste projeto.

Links para os alunos pesquisarem:

http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/vivaocentro/default.php?p_secao=56#

“Os prédios positivistas do centro de Porto Alegre pertencem a nós, porque contam uma importante fase da História do Rio Grande do Sul, da consolidação desse estado. Levar os alunos até estes locais pode ser um bom meio de discutir essa consolidação.” (Rafael Burd)


Turma : 116
10 de setembro de 2014
 Monumento Julio de Castilhos 
Pretendia-se ilustrar idealizadamente três momentos da vida do homenageado: a fase da propaganda republicana, a fase da organização do governo positivista no Estado e a fase posterior à sua retirada do governo.


Turma : 117
11 de setembro de 2014


 Palácio Piratini
As esculturas que representam a Agricultura e a Indústria estão na fachada principal, colocadas sobre pedestais entre as três portas externas, conforme inclinação do Positivismo gaúcho em exaltar, através da estatuária da fachada, atividades econômicas que aludiam ao progresso.

 Museu Júlio de Castilhos
É o museu mais antigo no Rio Grande do Sul, fundado em 1903, em homenagem ao líder político, que se baseou nas teorias positivistas para governar, Júlio de Castilhos.








  Biblioteca Pública do Estado
Sua fachada é contornada por 10 bustos dos patronos do calendário positivista, que caracterizam os diversos aspectos do conhecimento 





Memorial do Rio Grande do Sul
A idéia de mostrar nas esculturas as expectativas dos imigrantes agradava o governo positivista, pois, havia no início do século XX, uma política de incentivo à imigração e sua integração à economia colonial.

#Reflexão e Ação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário