Com o objetivo de estimular a reflexão e o debate sobre o alcance histórico do Rio Grande do Sul, em especial o caráter separatista ou nacionalista da Revolução Farroupilha, os alunos da turma 70 do I. E. E. Dr. Carlos Chagas realização uma visita ao Museu Julio de Castilho com as Professoras Diana, Iara e Ana Flávia.
A visitação ocorreu as dez horas do dia nove de setembro do decorrente ano, a administração do Museu Julio de Castilhos colocou a disposição dois guias, para passar as informações patrimoniais e históricas necessárias para a reflexão dos discentes.
Devido à importância de estimular os alunos a conhecerem a história da sociedade rio-grandense, faz-se necessário levá-los aos locais que enfocam a antropologia regional, despertando nos alunos a reflexão “gaúcha” através dos tempos.
Um lugar de grande destaque para a realização deste trabalho é o Museu Julio de Castilhos, com acervos permanentes como o Gabinete e o Quarto do Julio de Castilhos, Salas da Escravatura, Indígena e Missioneira, sem esquecer da exposição sobre a “Revolução Farroupilha”, que é o nosso objeto de estudo para esta visitação.